sexta-feira, 1 de abril de 2022

A parábola do velho e o lenhador

Essa é a história de um jovem rapaz forte que havia se formado há pouco na universidade dos lenhadores em Massachusetts. Que possuía como ferramenta de trabalho um sofisticado machado de design italiano, com lâmina de liga leve milimetricamente balanceada e integrada por uma haste de fibra de carbono.

O rapaz estava recebendo um aumento na demanda de toras de madeira, dando o máximo dos seus esforços na atividade, para não decepcionar seus clientes. Assim ele começava seu dia bem cedo, mesmo antes do sol nascer, engolia o seu desjejum e logo corria para a floresta sustentável e começava a golpear energicamente a primeira árvore.

Quando passa por ele um velho lenhador, que era muito experiente e como ferramenta de trabalho possuía um velho machado, uma peça já meio enferrujada com um cabo de madeira desgastado. Ao ver o jovem, se senta próximo para começar amolar seu machado velho, quando começa a observar o quanto o rapaz estava se esforçando para realizar a atividade de uma forma exaustiva e diz:

"Meu caro, respire um pouco, afie o seu machado e faça o trabalho mais atentamente!"

Mas o jovem, focado e determinado da forma que estava realizando, responde: "Não posso parar agora! Não tenho tempo a perder!" - O mais experiente se diverte com a cena por mais alguns minutos e logo sai para fazer o seu trabalho tranquilamente.

Após um período o velho lenhador, retorna, e carrega muitas toras frutos de um dia produtivo de trabalho, quando se depara com o jovem exausto ainda tentando derrubar a mesma árvore.

O jovem fica surpreendido com a performance do senhor, e cansado, vai até ele e o questiona: "Como fez para produzir tanto e tão rápido? E ainda, com a sua idade e com este machado velho? Me conte o segredo!"

O sábio lenhador responde: "Meu amigo, não tem segredo. A única coisa que fiz foi afiar meu machado. Enquanto fazia isso, também pude perceber o sentido do vento, a inclinação do terreno, eleger as melhores árvores para abater e principalmente, estudar onde golpear o tronco."

E completou: "Se quiser bons resultados e tiver pouco tempo, afie bem o seu machado primeiro."

0 comentários:

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br